Terça-feira, 30 de Dezembro de 2008

Uma imensa confusão

A promulgação do Estatuto Politico-Administrativo dos Açores vem acentuar ainda mais a distância, já notória, entre São Bento e Belém. Por muito que se diga para o futuro, dora avante as relações entre Governo e Presidência estão abaladas. Diria mais. Estão feridas de morte.

Cavaco Silva é um homem que raramente perdeu uma batalha politica. Como tal, não lida bem com as derrotas, e esta foi uma derrota que lhe custará muito tempo a digerir.

A mensagem que proferiu ontem é reveladora disso mesmo. Amarga, sem rodeios e algumas vezes agressiva, deixou claro que nada será com dantes.

Apesar de muitos argumentos, ouvidos e lidos, serem válidos acerca da inconstitucionalidade do diploma, ficará sempre por explicar porque é que Cavaco não requereu a fiscalização preventiva do diploma. O meu palpite, é que Cavaco nunca esperou que uma pequena divergência entre poderes se tornasse numa batalha crucial entre partidos. O meu palpite é que Cavaco quando devolve o diploma à Assembleia da República fá-lo pensando que estava a ser claro quanto às suas intenções e que imperaria o bom senso junto do Governo  e dos parlamentares. O bom senso do PS ao alterar o diploma e, caso não o fizesse, o bom senso do PSD em não viabilizá-lo.

Cavaco enganou-se. Não gostou!

Percebo a lógica socialista nesta matéria. É certo que confundem e utilizam questões de Estado e do Estado para resolverem um problema regional interno e incómodo.Não concordo, mas percebo!

Não consigo perceber o PSD. Qual o objectivo da abstenção? Que mensagem politica lhe está subjacente? A de que se estão nas tintas? A de que cedem às birras regionais pondo em causa o interesse do Estado? E agora na Madeira como vai ser? Vão promover um Estatuto Politico-Administrativo semelhante? Não consigo perceber o PSD!

publicado por Sérgio de Azevedo às 09:18
link do post | comentar | favorito
|

.Autor

.pesquisar

 

.posts recentes

. Temporariamente aqui!

. Ausência II

. Ausência

. A hibernação chegou ao fi...

. Excitações

. Em nome da transparência

. Não resisto a perguntar

. Gripes, baixas, birras, a...

. Constatações

. Sinais

.arquivos

. Agosto 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

.links

    follow me on Twitter
    botão amigos
    Twingly BlogRank

    .subscrever feeds