Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Boa finta

Paulo Futre, antigo internacional português de futebol, conseguiu vencer o Estado português em tribunal e obter uma indemnização superior a 40 mil euros por uma liquidação adicional de IRS que lhe havia sido feita de forma errada pela Direcção--Geral dos Impostos (DGCI).

 

Boa finta!

publicado por Sérgio de Azevedo às 09:35
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Álvaro a 6 de Fevereiro de 2009 às 10:38
Boa finta? Só se foi do Fisco. Ele fez o que milhares de cidadãos não podem fazer porque não têm capacidade (sobretudo financeira) para questionar e impugnar as decisões do Estado com recursos aos tribunais. Imagine-se o que é necessário para se estar cerca de 10 anos à espera de uma decisão destas, quando na maioria dos casos nem 1 mês as pessoas podem esperar. Por isso é que o Fisco, com o seu poder descricionário, vai engordando à conta de quem não pode reclamar. Um exemplo? Se o Fisco fizer a avaliação da sua casa para efeitos de IMI acima do suposto valor comercial, se quiser reclamar vai ter de pagar nova avaliação. Porquê? É a sua casa, você é que trabalha para a pagar (trabalho que, não esquecer, já está sujeito a imposto), o Estado cobra a seu bel-prazer e você se não concordar ainda tem que pagar.
O Futre só fez o que todos deveríamos fazer quando somos "roubados" e não podemos: exigir os nossos direitos. E ainda assim ficou a perder, porque os custos que ele teve ninguém os reembolsa.
Se você ficar em falta para com o Fisco, mesmo que inadvertidamente (sim, isso pode acontecer, já que não há aulas de finanças nas escolas), paga 4% ao ano, multa e custas. Se não for para contencioso.
Se o Estado cobrasse assim a quem realmente o lesa a sério – assim de memória, as administrações dos bancos como o BPN, o BPP e o BCP, a administração do Banco de Portugal, as sucessivas administrações da CP/Refer, certos autarcas que usam o nosso dinheiro para pagar custas judiciais de casos em que são acusados de usar mal os dinheiros públicos... –, não precisava de andar a roubar gente séria e que ainda tenta fazer alguma coisa neste país sem pensar só em si.
De Sérgio de Azevedo a 6 de Fevereiro de 2009 às 16:05
Por isso mesmo é que considero uma boa finta. Não concorda?

Comentar post

.Autor

.pesquisar

 

.posts recentes

. Temporariamente aqui!

. Ausência II

. Ausência

. A hibernação chegou ao fi...

. Excitações

. Em nome da transparência

. Não resisto a perguntar

. Gripes, baixas, birras, a...

. Constatações

. Sinais

.arquivos

. Agosto 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

.links

    follow me on Twitter
    botão amigos
    Twingly BlogRank

    .subscrever feeds