Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

Vejo nisso um mau indicio.

 

Ao contrário da opinião de Bruno Gonçalves, no Atlântico, tenho duvidas que a escolha de Hillary Clinton para a chefia da administração americana no Mundo tenha sido a opção mais acertada.

Por vários motivos. Desde logo porque Hillary representa quase 19 milhões de votos do universo eleitoral americano, e a sua tendência (aliás mais do que natural para quem tem um peso desta envergadura) caminhará, naturalmente, para uma autonomia politica que poderá quebrar o "momentum" do novo presidente.

Depois, porque Hillary não é um politico de convergências, tem uma visão do mundo muito própria, com ideias muito bem sedimentadas, nalguns casos opostas à doutrina de Obama. Também porque acentua a fragilidade, notória alias durante a campanha eleitoral,  de Obama em matérias de politica externa.

O discurso de uma guerra que nunca deveria de ter acontecido, das tropas fora do Iraque, da conquista do petróleo, etc., constrói-se de palavras muito mais agradáveis do que nos demonstra a realidade.

Por ultimo, porque é um tiro certeiro numa presidência, que aos olhos do mundo, será sempre bicéfala. Um péssimo indicio para quem quer mudar de paradigma.

Daí, entender, que talvez não tenha sido uma "smart moove". Obama tinha muitas hipóteses em cima da mesa, de John Kerry a Bill Richardson, passando por Richard Lugar ou até mesmo Collin Powell.

Nomes, ainda que mais fortes que Obama em matéria de politica externa, que não acentuavam a sua fragilidade, nem o confrontariam em doutrina ou acção.

Obama escolheu o nome mais arriscado. Não para os Estados Unidos, mas para a sua administração. O tempo dirá se valeu o risco. Eu acho que é demasiado elevado.

 

publicado por Sérgio de Azevedo às 23:13
link do post | comentar | favorito
|

.Autor

.pesquisar

 

.posts recentes

. Temporariamente aqui!

. Ausência II

. Ausência

. A hibernação chegou ao fi...

. Excitações

. Em nome da transparência

. Não resisto a perguntar

. Gripes, baixas, birras, a...

. Constatações

. Sinais

.arquivos

. Agosto 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

.links

    follow me on Twitter
    botão amigos
    Twingly BlogRank

    .subscrever feeds